Recentemente o MEC divulgou as novas regras Enem

Recentemente o MEC divulgou as novas regras Enem 2024. Todas as alterações foram publicadas no Diário Oficial da União. Quer saber as novas regras Enem? Acompanhe o artigo a seguir. Confira!

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM é uma prova desenvolvida pelo Ministério da Educação. Com parceria com o Governo Federal o seu objetivo é apurar as competências e habilidades intelectuais.

Na primeira edição em 1998 o objetivo da prova era verificar a qualidade de ensino do país.  No entanto, ao longo dos anos o exame tornou-se cada vez mais popular.

Somente em 2009, a provas tornaram-se o estágio inicial para o acesso de jovens e adultos para cursos de ensino superior e técnico.

O objetivo ao participar do Enem 2021 é ter acesso às universidades públicas e privadas do país. Ou seja, a prova apresenta validade nacional e tem parceria com programas sociais do Governo Federal.

Requisitos do Enem

Mesmo com as novas regras Enem existe alguns itens que são exigidos ao estudante. Deste modo, para fazer a prova é preciso:

  • O candidato precisará estar no mínimo cursando ou já ter concluído o ensino médio (O que não exclui candidatos de níveis superiores);
  • Possuir RG e CPF;
  • Possuir residência fixa.

Além disso, os candidatos com deficiência também devem fazer a solicitação na inscrição Enem 2024, com auxílio, sendo:

  • Provas em braile ou com letra aumentada;
  • A presença de um tradutor intérprete de libras ou um guia intérprete;
  • Promoção de salas com fácil acesso e de fácil mobilidade.

Data Enem

Agora que já sabe como se inscrever e sabe tudo sobre as novas regras Enem, veja o calendário a seguir:

  • Publicação do edital: 21 de março;
  • Inscrições: de 7 a 18 de maio;
  • Provas: 4 e 11 de novembro.

Caso saia alguma atualização vamos inserir no artigo.

Cartão de confirmação Enem

Com o conhecimento das regras Enem é preciso utilizar o cartão de confirmação para:

  • Data, horário e endereço completo do local de prova;
  • Instruções para a realização da prova como documentos necessários e objetos que não devem ser levados;
  • Cronograma das provas que serão realizadas a cada dia;
  • Língua estrangeira escolhida pelo candidato;
  • Sala de realização da prova.

Gabarito e resultado Enem

O estudante pode verificar as novas regras Enem, mas também depois do exame deseja saber como se saiu na prova.

Deste modo, o gabarito é:

  • Definido pelos dias de aplicação da prova e também de acordo com a cor do caderno de provas;
  • Escolha o gabarito referente ao dia e cor de prova que você irá corrigir;
  • Entre no documento referente à sua prova, para abrir o gabarito em PDF e assim você pode salvar imprimir ou que preferir.

[…]

Local de Prova ENCCEJA | Consulta Local de Prova

Os locais de prova ENCCEJA podem ser consultados no Portal do Participante ENCCEJA à partir deste ano de 2022 os Cartões de Prova ENCCEJA não serão mais enviados via correio, os locais de Prova ENCCEJA são divulgados através do Cartão do INEP que deverá estar disponível para a impressão na Página do Participante ENCCEJA.

O Cartão do INEP poderá ser visualizado na nova plataforma do Participante ENCCEJA que servirá como importante veículo de comunicação e informação relacionadas ao Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos, para acesso a Página do Participante ENCCEJA é necessário digitar o login e senha, o login é o número do CPF e a senha deve ser cadastrada na Plataforma INEP.

A Impressão do Cartão INEP é importante para facilitar a transmissão das informações dos Participantes ENCCEJA, além do Local da Prova, Horário e Data o Cartão também tem o Número de Inscrição do Participante ENCCEJA.

O Cartão INEP também pode ser copiado e manuscrito com caneta em uma folha de papel, no dia do exame a Cópia do Cartão facilitará na busca pelo endereço correto bem como o número da inscrição direciona o candidato para sala e carteira onde será realizado o exame, no dia da Prova ENCCEJA não é necessário apresentação do Cartão ENCCEJA somente o RG ( Carteira de Identidade) para confirmação da sala que será realizada a Prova ENCCEJA 2022.

Inscrições e Página do Participante ENCCEJA 2022

As inscrições para o ENCCEJA 2022 são gratuitas, além da Página do Participante ENCCEJA outra novidade é o pagamento de R$45,00 para realização do exame aos alunos que não Justificaram a Ausência no ano de 2022, a taxa somente será cobrada dos alunos que faltaram na prova do ENCCEJA 2022 e não justificaram ausência por meio da Página do Participante ENCCEJA estes alunos estarão impedidos de realizar um novo exame até que seja feito o pagamento taxa.

O Pagamento da taxa tem objetivo de ressarcir os cofres públicos com os gastos realizados na promoção do Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos, calcula-se que R$92 milhões são gastos todos os anos para realização da Prova ENCCEJA que tem altos índices de desistência e não comparecimento na prova cerca de 60%, mais da metade dos candidatos não comparecem ao exame.

A Página do Participante ENCCEJA começou a ser utilizada no ano de 2022, com o objetivo de reunir informações sobre o exame e melhorar o atendimento aos participantes do ENCCEJA, após a inscrição no site do INEP e registro da senha de acesso à Página do Participante ENCCEJA.

O participante poderá entrar na página com o edital disponível para ser consultado e outras informações relacionadas ao exame, o Cartão do INEP com Local de Prova também ficará disponível na Página do Participante ENCCEJA no prazo determinado, após a realização da prova o aluno terá acesso ao gabarito e resultados através da Página do Participante, os participantes que não obtiverem nota em todas as matérias também terão acesso a um modelo do Caderno do Aluno em formato PDF.

Prova ENCCEJA 2022

A Prova ENCCEJA 2022 será realizada para candidatos brasileiros que residem no exterior, pessoas privadas de liberdade e no âmbito nacional em todo o território brasileiro, a data da realização da Prova ENCCEJA 2022 será divulgada assim que o edital ENCCEJA 2022 for publicado no Diário da União, após a inscrição os candidatos devem entrar no Portal do Participante ENCCEJA para saber o Local da Realização da Prova ENCCEJA 2022.

A Prova ENCCEJA 2022 será composta de 120 questões divididas em quatro blocos de áreas do conhecimento, cada área do conhecimento contém 30 questões, a prova também é composta por uma redação que deve ser apresentada na Folha de Redação ENCCEJA.

[…]

Carnê Leão: Programa, Cálculo, Tabela

O Carnê Leão 2022 corresponde a uma forma de imposto de renda em que os profissionais enquadrados na categoria autônoma possam declarar seus recebimentos dentro da legalidade.

É importante que os profissionais autônomos (que não possuem estabelecido vínculo empregatício) como dentistas, advogados, arquitetos dentre outros, se informem cada vez mais para que não sofram com a ausência da quitação desse importante imposto.

Dessa forma, aprender mais sobre Carnê Leão e seu funcionamento é útil para esses profissionais.

Nesse cenário, o presente artigo apresenta um compilado das principais informações que o contribuinte deve saber para calcular, analisar e também compreender os requisitos para a quitação mensal do Carnê Leão.

O que é Carnê Leão 2022?

O Carnê Leão corresponde ao modo pelo qual o governo realiza a cobrança de tributos oriundos das fontes que não possuem controle, por exemplo, dos profissionais autônomos.

É importante mencionar que essa cobrança ocorre de forma mensal e seu pagamento é obrigatório.

Portanto, o Carnê Leão nada mais é que um mecanismo legal para manter esses profissionais sem problemas com a fiscalização da Receita Federal.

Semelhante ao Imposto de Renda, difere-se apenas pelo perfil de profissionais envolvidos.

Quem deve pagar?

Os profissionais que devem pagar o Carnê Leão devem obter lucro mensalmente superior a R$ 1.903, 98. Nessa categoria, o contribuinte tem um prazo limite para declarar até um mês seguinte à data do recebimento.

Cabe destacar que o contribuinte deve sempre buscar informações uma vez que eventuais alterações podem ser feitas anualmente sobre os valores para o pagamento.

Seguem algumas situações em que o contribuinte deve pagar o carnê Leão:

  • Recebimentos monetários de contas estrangeiras;
  • Valores monetários recebidos em virtude de trabalho agrícola;
  • Recebimentos oriundos de parcelas de aluguéis de imóveis;
  • Recebimentos vindos de pensões alimentícias.

Como funciona o cálculo do Carnê Leão 2022?

O cálculo do Carnê Leão é feito do seguinte modo: os valores são obtidos a partir de um somatório de todos os rendimentos que estão dentro dos requisitos desse programa de imposto, dentro de um período de um mês em que esses valores foram recebidos pela pessoa física.

Ou seja, o desconto mensal de Imposto Não Retido na Fonte é chamado de Carnê Leão.

No site oficial da Receita Federal há um Simulador de Alíquota Efetiva.

É necessário que o contribuinte preencha os dados solicitados para que o cálculo seja realizado e assim possa saber quanto deve pagar. Mas, para se ter uma ideia de valores, segue o exemplo abaixo:

Tabela do Carnê Leão 2022

A base de cálculo: valor até R$ 1.903,98, está isento do pagamento do carnê Leão. No entanto, as bases de cálculos que vão de R$ 1.903,98 até R$ 2.826,65 com alíquota de 7,5%, devem pagar R$ 142,2.

Outro exemplo, valores entre R$ 2.826,65 até R$ 3.751,05 com alíquota de 15%, devem deduzir do Imposto de Renda, R$ 354,80.

Programa Carnê Leão 2022 para download

O download do Programa de Cálculo Carnê Leão 2022 pode ser feito diretamente no site da Receita Federal.

A Receita Federal informa que esse programa é compatível com todos os sistemas operacionais de computadores. Contudo, os mesmos devem apresentar os seguintes requisitos:

O primeiro deles é que o Java versão 1.7 ou recente, deve estar instalado para permitir a execução do programa.

Ainda no site da RF, o contribuinte deve escolher entre duas opções do programa Carnê Leão que seja compatível com o sistema operacional do seu computador.

Após a instalação é necessário abrir o ícone e preencher o cadastro com  dados pessoais. Já na página principal, é preciso informar os valores solicitados como aluguéis, fontes de renda e outros.

Além disso, informe valores relacionados a Previdência, dependentes, Previdência e outros.

Após esse procedimento o valor já estará disponível para consulta.

Vale mencionar que os dados gerados pelo programa podem ser arquivados ou transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do ano exercício de 2022.

Pagamento do Carnê Leão 2022

Os pagamentos devem ser realizados mensalmente através dos boletos gerados com o valor da cobrança.

A impressão do boleto de pagamento pode ser feita através do próprio programa. Para isso, na página de cálculo mensal, clique na opção DARF, escolha o mês a pagar e imprima a guia para pagamento.

Esse foi um compilado do carnê Leão 2022.

[…]

Cerca De 42 Mil De Cidadão Do ES Receberão Restituição Do IRPF

Começou desde setembro de 2016 a consulta do quarto lote da restituição do Imposto de Renda para pessoa física no Espírito Santo. A quarta fatia dos beneficiários com a devolução de uma parte do valor paga no ano anterior soma mais de dois milhões de contribuintes e os capixabas mais de 42 mil. Os saques já estão disponíveis nas contas bancárias cadastradas.

Lembrando que a restituição é somente para aqueles que devem declarar o imposto de renda.

Restituição do IRPF no ES chega a R$ 51 milhões

Os pagamentos da restituição começaram a chegar nas contas dos contribuintes a partir do dia 15 de setembro deste ano. Os valores dos 42 mil cidadãos do Espírito Junto a receber da Receita Federal somam mais de R$ 51 milhões. Junto à restituição de 2015 também devem receber os que estavam na malha fina entre 2008 até este ano.

  • A restituição do Imposto de Renda consiste da devolução de alguns valores pagos como imposto ao longo do ano anterior pelo contribuinte. Dos seus ganhos anuais são abatidos alguns gastos básicos como:
  • Consultas e tratamentos médicos;
  • Educação;
  • Despesas com dependentes – filhos ou parentes;
  • Pensão alimentícia;
  • Previdência Privada;
  • Aposentadoria de pensionista maior de 65 anos;
  • Previdência Social de empregado doméstico.

Como receber minha restituição do IR?

O valor devolvido pela Receita Federal fica disponível para resgate pelo prazo máximo de 1 ano. O valor entra automaticamente na conta bancária no prazo estipulado de liberação dos lotes. A consulta para saber se seu dinheiro está disponível deve ser feita no site da Receita Federal usando seu número de CPF.

Caso no intervalo de um ano não for feito o resgate o valor da restituição não está perdido. Deve-se preencher um formulário eletrônico no site da Receita Federal informando seus dados bancários para a devolução do dinheiro. Um novo prazo é gerado e você pode consultar no mesmo site o andamento do processo.

Se infelizmente a restituição não foi creditada o contribuinte com seus dados regularizados pode fazer contato por telefone para uma agência do Banco do Brasil nos seguintes números:

  • 4004-0001 – para capitais – custo de ligação local
  • 0800-729-0001 – para as cidades interioranas
  • 0800-729-0088 – número para atendimento de deficientes auditivos

Quem deve declarar Imposto de Renda no Brasil?

O IRPF 2017 é a principal fonte de arrecadação de impostos no Brasil. Diversos países o possuem e é com esta verba que o Governo Federal realiza as suas obras ou distribui para os programas sociais. O valor também é dividido entre governos estaduais e prefeituras para as suas ações locais.

Todos os brasileiros devem declarar imposto de renda quando maiores de 18 anos. Caso não tenham salário declaram como isentos. Empresas fazem o mesmo procedimento e declarar a sua empresa não o isenta de sua declaração anual como pessoa física também.

Quando declarar IR?

Os prazos para enviar a sua declaração eletrônica são anunciados na grande mídia (jornais e revistas) ou no próprio site da Receita Federal. Costumeiramente os primeiros meses do ano são para pessoas jurídicas e o segundo trimestre fica para o envio de pessoas físicas.

Caso a declaração não seja enviada o contribuinte fica com pendências com o órgão e pode ter seu CPF cancelado.

[…]

Como Conseguir Certificado de Conclusão do Ensino Médio

Milhares de brasileiros largaram o Ensino Médio pela metade, e hoje desejam concluí-lo. O Governo Federal criou um exame onde através de uma prova é possível obter o diploma de conclusão. Muitos ainda não sabem como conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Se você também ainda não sabe como funciona, continue nos acompanhando para conferir todas informações sobre como conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio!

Informações sobre o Encceja!

Encceja ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, tem como principal objetivo certificar os cidadãos brasileiros que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada.

Este exame foi criado pelo Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação (MEC) e também com o Inep.

Uma vez por ano as inscrições Encceja 2022 são abertas, e os candidatos podem se inscrever e no período estabelecido realizar a prova.

Caso tenha obtido a soma de notas estabelecidas, o participante poderá retirar o seu diploma de conclusão na Secretária de Educação informada no ato da inscrição.  Abaixo, confira mais informações sobre!

Quem pode ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

O Encceja tem suas vagas destinadas à todas as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio. Como o exame é dividido em duas modalidade: Ensino Fundamental e Médio, cada uma delas possuem seus critérios de inscrição.

Ou seja, para conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário estar encaixado nos requisitos. A seguir, confira todos eles:

➜ Requisitos para realizar a prova do Encceja Ensino Médio

  • O candidato deve ter idade mínima de 18 anos completos na data da prova;

➜ Requisitos para realizar a prova do Encceja Ensino Fundamental

  • É necessário ter 15 (quinze) anos completos na data de realização do Exame.

De forma geral, os critérios são os seguintes:

  • O Encceja é destinado para adolescentes, jovens e adultos que desejam receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio;
  • Para se inscrever, é necessário se encaixar nas idades mencionadas acima que variam de acordo com a modalidade;
  • É necessário ter CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) no ato da inscrição.

Como conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio?

Paro Certificado de Conclusão do Ensino Médio conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio é necessário realizar sua inscrição, dentro do prazo estabelecido.

Todo o procedimento é feito pela internet, no site oficial do Inep. Siga as instruções abaixo e inscreva-se:

  • Acesse o site;
  • Selecione a opção “Inscrições 2022”;
  • Informe os dados solicitados, assim como mostra na imagem abaixo:
  • Agora clique na figura apresentada na tela;
  • Clique em “Enviar”;
  • Uma nova janela será aberta, onde você deverá preencher os campos em aberto;
  • Informe a unidade Certificadora desejada, além da modalidade Ensino Médio;
  • Finalize o procedimento.

Agora basta apenas esperar o dia da prova Encceja 2022. Boa sorte!

Prova do Encceja Ensino Médio

Agora que você já sabe como conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio, chegou o momento de conferir como funciona a prova. Afinal de contas, é a etapa mais importante de todo o exame.

A prova do Ensino Médio é composta por 120 questões, sendo dividida em 4 matérias (30 questões cada) + redação Encceja 2022 que tem tema elaborado pelo Inep.

Abaixo, confira todas as matérias cobradas na prova do Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Para que os participantes possam se preparar com antecedência, o Inep disponibiliza em seu site todo o material didático. Clique aqui e comece já seus estudos!

[…]

Hemofílicos contaminados se unem para processar laboratórios

SÃO PAULO – Todos os hemofílicos de São Paulo que contraíram os vírus da aids (HIV) e da hepatite C (HCV), entre 1974 e 1990, em transfusões com fatores coagulantes 08 e 09 produzidos pelos laboratórios Bayer Corporation, Cutter Biological, Baxter Halthcare Corporation, Armour Pharmaceutical Company Inc, entre outros, estão sendo convocados pelo Núcleo de Atendimento Jurídico aos Hemofílicos para duas reuniões na capital paulista, nos dias 12 e 13 de julho, na qual serão esclarecidos seus direitos visando à indenização moral e material.

Calcula-se que mais de 10 mil hemofílicos brasileiros tratados pelo Sistema Único de Saúde foram contaminados pelas substâncias produzidas por estes laboratórios, que já respondem a um grande processo nos Estados Unidos pelo mesmo motivo.

Nas reuniões, o advogado especializado em responsabilidade civil, professor de Direito e procurador do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Amarante, explicará quais são os direitos das vítimas, a fim de que elas possam ingressar numa ação coletiva contra os reús, nos EUA.

As vítimas brasileiras poderão ingressar na mesma causa que as americanas. A mobilização visando a uma reparação contra os laboratórios está ocorrendo em vários países que receberam os hemoderivados contaminados. No Brasil, a causa está sendo liderada pelo livreiro carioca Luiz de Souza e Silva, hemofílico que contraiu o vírus da hepatite C via ingestão de fator 08 e que preside o Núcleo de Atendimento Jurídico aos Hemofílicos.

Segundo os advogados americanos, nos Estados Unidos cerca de 10 mil hemofílicos contaminados entraram com processos a partir de 1993 e receberam indenizações individuais em torno de US$ 100 mil (cerca de R$ 300 mil). Os laboratórios começaram a vender os fatores contaminados em 1980, e pagavam para coletar sangue dos doadores de forma não selecionada.

Em 1984, a Food and Drug Administration (FDA), órgão regulatório americano para o setor de medicamentos, comprovou que os fatores 08 e 09 poderiam transmitir os vírus da Aids e da Hepatite C, entre outros, determinando a retirada de todos esses hemoderivados do mercado.

De acordo com os advogados, como esses produtos ficaram encalhados, os laboratórios, mesmo cientes dos riscos de contaminação, decidiram destiná-los a países do Terceiro Mundo, entre os quais o Brasil.

As reuniões serão realizadas no Hotel Crowne Plaza, que fica na Rua Frei Caneca, 1.360, a partir das 17h.

[…]

Você sabe como utilizar o seu cartão do SUS

É um aplicativo do Governo Federal que foi criado visando ajudar as pessoas. Através dele é possível que o usuário tenha acesso ao seu Cartão SUS com seu Smartphone. Isso é muito bom pois facilita a vida de todas as pessoas pois não é mais preciso ter o mesmo de forma física para que o paciente possa ser identificado, agora é possível exibir o número do mesmo na própria tela do telefone.

Sem contar que é possível ver exames, informar alergias e ver outras coisas importantes através do App.

Está disponível para Android e para iOS na loja do seu aparelho.

O mundo vem cada dia mais se modernizando, não poderia ser diferente com os entes governamentais.

Pré-Cadastro do Cartão SUS

No Portal de Saúde do Cidadão, do Ministério da Saúde, é possível realizar o pré-cadastro do Cartão SUS pela Internet. Assim, é preciso ter em mãos o número do CPF, nome completo do cidadão, nome completo da mãe, data de nascimento e cidade de nascimento.

No entanto, como o nome já diz, trata-se de um pré-cadastro.

Assim, primeiramente, o cadastro online irá criar um número de protocolo para atendimento presencial em uma unidade de saúde que realize o cadastramento do Cartão Nacional de Saúde.

Durante o atendimento, basta apresentar o protocolo, que será validado e homologado. Em seguida, o Cartão SUS é emitido e impresso na hora, sendo entregue ao paciente.

Procedimento Pré-Cadastro

Para realizar o pré-cadastro é simples. Basta seguir os passos:

  • Acessar o Portal de Saúde do Cidadão;
  • Clicar no menu “Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS;
  • Informar o nome completo, CPF, nome da mãe, data de nascimento e município de nascimento;
  • Realizar a confirmação de segurança;
  • Na nova tela, informar e-mail e telefone válidos.

A página irá gerar um número de protocolo que pode ser impresso. Ele é válido durante 60 dias, prazo, portanto, para se dirigir até uma unidade de saúde e confirmar as informações prestadas.

Como consultar o número do Cartão SUS

Para verificar a existência de número de registro junto à carteirinha do SUS, ou relembrar o dado em caso de esquecimento, é possível utilizar o sistema online do Portal de Saúde do Cidadão.

Basta acessar, então, a opção “Consulta na Base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome” e inserir os dados solicitados. Assim, o sistema irá exibir o número completo do Cartão SUS.

Validade do Cartão SUS

Após registro e emissão do Cartão SUS, o documento é válido em todo o país. Basta apresentá-lo nos estabelecimentos que integram a rede pública de saúde. No entanto, se o paciente se mudar para uma outra cidade, é recomendado que o endereço seja atualizado no cadastro.

Vale ressaltar, porém, que o Ministério da Saúde destaca que nenhum cidadão pode ser impedido de receber atendimento caso não tenha o registro ou o cartão em mãos.

2ª via Cartão SUS

A segunda via do documento é feita da mesma forma que a primeira.

Não é necessário fazer um novo cadastro para a obtenção da 2ª via, é necessário, apenas, imprimir a mesma e isso compete à secretaria municipal de saúde de onde a pessoa mora.

Mas, como visto acima, é possível utilizar-se do aplicativo para não ter que utilizar o documento físico e poder usufruir de todos os atendimentos apenas mostrando a tela para os atendentes da área da saúde.

Histórico do Paciente

Entre os benefícios atrelados ao registro do Cartão do SUS está a possibilidade de consulta, pelo paciente, do histórico de saúde. A consulta pode ser feita na área privativa do Portal da Saúde, por meio do cadastro de senha pessoal. Também no aplicativo para dispositivos móveis.

Com o número do cartão e senha, é possível conferir dados sobre exames, procedimentos médicos e, até mesmo, medicamentos adquiridos no Programa Farmácia Popular.

Ainda, o paciente pode complementar seu cadastro com informações relevantes sobre sua saúde, a exemplo de alergias. Também é possível acompanhar agendamento de consultas a serem realizadas e status da fila de espera.

Com o Cartão SUS, então, o cidadão tem acesso facilitado à informação. Ao mesmo tempo, contribui para a melhoria dos serviços públicos de saúde.

Não basta receber o Bolsa Família, as pessoas precisam de saúde e educação para obterem um futuro melhor. Por isso foi criado esse site, com a intenção de ajudar as pessoas a entenderem melhor o funcionamento das ferramentas do governo.

[…]

Sesi te ajuda a conquistar uma vaga no mercado de trabalho

Sesi RJ – Cursos e Inscrições para te ajudar a conquistar uma vaga no mercado de trabalho em 2016. Existem alguns cursos de capacitação profissionais de qualidade que podem ser feitos por meio do Sesi, com modalidades diferenciadas e que podem te ajudar a ingressar no mercado de trabalho ou começar a evoluir de cargo dentro da empresa.

Os cursos gratuitos de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA) do SESI Petrópolis, por exemplo, para os ensinos Médio e Fundamental está com vagas abertas nos turnos da manhã e à noite. As oportunidades em cursos serão distribuídas por meio de sorteio a ser realizado no dia 25 deste mês, na própria unidade do SESI em Petrópolis, na Rua Bingen, número 130.

Sesi RJ cursos

Em cada unidade do Sesi existem cursos com vagas abertas a sua espera, você só precisa encontrar a unidade mais perto de você e escolher a capacitação profissional de qualidade que mais tenha relação com o seu perfil. Veja as vagas abertas em todas as unidades do Rio de Janeiro do Sesi:

Sesi RJ escola

O Sesi do Rio de Janeiro está com inscrições abertas também para o Sesi escolas que oferecem educação regular, como por exemplo, aulas para as pessoas que não tiveram a chance de estudar quando crianças. Nesse caso de aulas de supletivo é necessário entrar em contato diretamente com a unidade Sesi para saber mais informações.

Sesi RJ inscrições e matriculas

As inscrições Sesi 2023 são realizadas por meio do site do Sesi da sua cidade ou através das unidades. O candidato precisa ir pessoalmente e levar a documentação solicitada, que geralmente é o RG, CPF e comprovante de endereço. O Sesi do Rio de Janeiro também só efetiva a matrícula mediante a apresentação dos documentos solicitados após o processo de seleção.

Sesi RJ trabalhe conosco

Sistema FIRJAN é uma instituição privada que auxilia na transformação da indústria e está presente em todo o estado do Rio de Janeiro. Esse sistema integra as organizações, SESI, SENAI, FIRJAN, CIRJ e IEL, o Sistema FIRJAN. Para trabalhar no Sesi é necessário preencher um cadastro através do link http://www.firjan.com.br/trabalhe-conosco. Por meio desse link você também conhece as vagas em aberto.

O Sistema FIRJAN incentiva a participação de pessoas com deficiência em seus processos seletivos.

[…]

Lojas Ricardo Eletro permite emissão de segunda via de boleto

A história das lojas Ricardo Eletro começou no ano de 1989, quando Ricardo Nunes decidiu abrir a primeira loja, com apenas 20 metros quadrados. Aos poucos, acreditando no sucesso da marca, a rede de eletrodomésticos cresceu cada vez mais no Brasil.

Se necessário, você pode emitir também a Besni Fatura.

Atualmente a Ricardo Eletro conta com mais de 300 lojas espalhadas por todo o país. Além das lojas físicas, a empresa pensando em facilitar a vida dos clientes, disponibilizou um site para vendas online que oferece diversas ofertas diariamente. Através do site da Ricardo Eletro os clientes podem comprar os melhores produtos de forma segura e no conforto de sua casa.

Se você já conhece a rede de lojas e adquiriu o cartão de crédito Ricardo Eletro para fazer compras na loja, saiba como emitir a segunda via da fatura de seu cartão passo a passo.

1º passo: Se você usou o cartão da loja e não recebeu a fatura, imprima a segunda via do boleto acessando o seguinte endereço eletrônico: www.ricardoeletro.com.br.

2º passo: Após acessar o site acima, clique na opção “Minha Conta”, localizado na parte superior da tela.

3º passo: Ao entrar na página, escolha a opção “Pagamento – imprimir 2ª via de boleto”.

4º passo: Em seguida digite o seu e-mail ou CNPJ/CPF e a senha cadastrada e clique em Continuar. Depois é só clicar em imprimir o boleto.

Para maiores informações, dúvidas ou compras realizadas no site Ricardo Eletro, entre em contato:

  • Capitais: 4002-2343
  • Demais localidades: (71) 4002-2343

[…]

Atendimento Especial no ENEM: Veja como funciona!

ENEM corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio e é uma avaliação que testa os conhecimentos dos participantes e distribuiu suas vagas tanto para as universidades públicas como para os particulares.

Este é um dos exames mais importantes do país, e com essa responsabilidade precisa estar apto a atender da melhor forma diversos públicos. Você sabia que pode solicitar atendimento especial para a realização da sua prova? Veja como o recurso funciona a seguir.

O que é o atendimento especial?

O Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado para avaliar os conhecimentos dos três anos do último grau da escola e distribuir as vagas disponíveis através dos programas filiados.

Durante a sua participação no ENEM, você passará por dois domingos consecutivos com cinco horas de duração do exame, respondendo as questões da prova. O exame é longo e cansativo, por isso, precisa atender devidamente os candidatos que se encontrarem em algumas situações especiais.

Como funciona?

Antes de realizar a sua inscrição ENEM, é importante verificar o edital e todas as informações disponíveis. Se você precisa de atendimento especial, este recurso será muito útil para você não prejudique seu tempo para solucionar a prova, ou tenha um desgaste físico desnecessário, por exemplo.

As facilidades podem proporcionar a ampliação da prova, a aplicação da prova em braile, fácil acesso, auxílio para transcrição, auxílio ledor, classe hospitalar, lactantes, guia-intérprete, libras, leitura labial, sala especial e mobiliário acessível.

Quem pode solicitar?

Há algumas situações que já são bastante conhecidas e por isso, sabemos que pode solicitar atendimento especial em diversos ambientes. Por exemplo, sabatistas e gestantes pedem constantemente o recurso. De acordo com o INEP, pode utilizar este atendimento diferenciado quem se encontrar em situação de:

  • Baixa Visão;
  • Cegueira;
  • Dislexia;
  • Visão Monocular;
  • Deficiência Auditiva;
  • Surdez;
  • Deficiência Intelectual;
  • Discalculia;
  • Déficit de Atenção;
  • Autismo;
  • Em classe hospitalar.

O atendimento especial foi desenvolvido para proporcionar igualdade na realização do Exame Nacional do Ensino Médio e atender corretamente às necessidades de cada situação. Se por acaso, você precise do atendimento, saiba a seguir o que fazer para solicitar:

Como solicitar?

Para solicitar o atendimento, você deve seguir o procedimento corretamente. Esta solicitação é realizada durante a sua inscrição no ENEM, você pode selecionar a opção de atendimento especial na página onde estarão seus dados pessoais. Após a quitação da sua taxa de inscrição, você terá acesso ao seu cartão de confirmação, através da página do participante do ENEM 2021.

Vale lembrar que qualquer declaração realizada no momento de inscrição no sistema do exame, deverá ser comprovada posteriormente mediante a apresentação de laudos médicos.

[…]